terça-feira, agosto 30, 2005

YORK


O fim-de-semana à interrail arrancou com uma ressaca tremenda…

As primeiras voltas à cidade foram dadas sem parar… sem precisar o que estava a ver… apenas um divagar pela cidade. Sabia que tinha muito tempo para realizar a visita por isso não me preocupei e simplesmente continuei a andar…

Ao final da tarde estava exausto e tive a sábia ideia de ir descansar para o hostel.

No quarto conheci um Americano e um Belga (Brandon e Kevin) que também estavam a viajar sozinhos… Fomos para o bar beber uns pints e acabamos por ir jantar à cidade onde depois fomos a um Pub beber mais umas cervejas. Eles eram fixes mas muito diferentes de mim… foi agradável para se ter diferentes perspectivas das coisas.

No sábado comecei verdadeiramente a minha visita a York. Durante a manhã fiz uma visita guiada pelos principais pontos da cidade. Foi interessante mas acho que tive um pouco de azar com o guia… um mestre da “Minster” que me explicou tudo sobre os vitrais da catedral mas que não desenvolveu muito às inúmeras batalhas que as muralhas disputaram.

Depois de 3 horas de Tour fui ver o passado Viking da região ao Jovik (Nome Viking da cidade de Yorl) e o Clifford`s Tower… a torre que esta estrategicamente situada junto a junção de dois rios.

Clifford`s Tower


York é uma cidade que têm influências de várias civilizações… Romana, Viking, Anglo Saxónica… sendo bastante interessante analisar por exemplo as muralhas e verificar a presença de todas as civilizações. Tem também várias ruínas muito interessantes e um centro da cidade magnifico, com ruas de tempos medievais onde destaco “Shambles” com casas tortas e únicas.

Ao final da tarde voltei ao hostel para encontrar algumas pessoas. Conheci uma Australiana viciada em Harry Potter… e pouco depois chegaram o Brandon e o Kevin. Tivemos um boacado à conversa mas o ambiente estava muito morno.

Até que recebi um telefonema do Nuno Martins C8 que estava em York a visitar uns amigos. Fui ter com ele e com a Nina (Suiça), Catarina e Felipe (amigos de Portugal) e passamos uma noite muito agradável…. jantamos lindamente num restaurante italiano para depois uma ida a um bar para mais momentos de confraternização. Já cansado e com o olho a fechar voltei depois para o hostel.

No domingo aproveitei para ir conhecer por dentro a “Minster” e mais uns museus. A meio da tarde fui ter com o grupo do Nuno e passamos umas boas horas relaxados… a ver um filme, a beber vinho e a conversar. Soube muito bem estar tranquilo com boa companhia.

Na segunda aproveitei para deambular mais um bocado pelas muralhas e pelo bonito centro. Depois do almoço fui para um parque muito bonito à beira rio e com ruínas fantásticas durante a hora da siesta… antes do regresso a Londres.