segunda-feira, maio 02, 2005

North Devon

5h20m toca o despertador… O objectivo era sair as 6 horas e em 3h30m chegar a Croyde. Tudo correu como planeado… A viagem foi tranquila… não estava trânsito e com a ajuda do road book sacado do Site da Michelin (nem mapa tinha) cheguei ao destino.

A primeira praia que vi foi Sauton… estava a conduzir mas fiquei pasmado com a vista… do cimo do monte vê-se um campo de Dunas, ao fundo a foz do rio e uma praia linda com linhas perfeitas a entrarem. Uma milha à frente na descida do monte surge Croyd Beach. Bastante mais pequena que a anterior esta Praia fica num vale… que a protege dos ventos… As ondas estavam razoáveis (meio metro com vários picos a quebrarem, quer direitas quer esquerdas) e o Crowd já era um exagero.

Depois de estacionar o carro num parque (5£ Da-se) tinha duas hipóteses: Ou ia Surfar ou ia procurar alojamento. Os 3 meses de jejum falaram mais alto… troquei-me e fui para a água. Ainda por cima ia experimentar novo equipamento (prancha e fato). O Crowd dentro de água era um perfeito exagero… muitos massarros é certo e talvez por causa disso muito dropinanso… Mesmo assim deu para fazer umas ondas…

Depois da surfada fui ao centro da vila tentar arranjar estadia… Hotéis, Bed & Breakfast, parques de campismo tudo completamente cheio… Começou a desenhar-se uma dormida no carro… Como pouco podia fazer e estava bom tempo resolvi ir para a praia. Estive umas boas duas horas a relaxar…

Por volta das 3 resolvi explorar outras praias…Fui então a Putsborough e Woolacompe. Estas praias ficam do outro lado da montanha… num areal gigante com montes verdes à sua volta. Em Putsborough o mar estava muito pequeno… e em Woolacompe parecia mais pequeno que em Croyde. Cheguei a pensar em entrar lá… mas Croyde chamou por mim… O final da tarde estava fabuloso… e o mar estava ligeiramente maior e mais perfeito. Devido à hora já quase que não haviam massarros dentro de água. Curti esquerdas com boa parede e cumpridas tendo mesmo feito ondas com 3 manobras. Surfei umas boas 2 horas e sai da água completamente exausto.

Acabei por ficar na praia até o pôr-do-sol a curtir todo aquele cenário. Estava bastante cansado e tinha que procurar um local para estacionar o meu “quarto”… uma tarefa nada fácil visto na vila todas as ruas serem muito estreitas. Mas lá encontrei um beco sem saída que acaba com uma rotunda e que tinha um lugar perfeito para estacionar. Por volta das 10 horas já estava deitado pronto para sonhar com mais ondas. Mas o meu sono foi interrompido por um clarão gigante procedido por um grande estrondo… Começou então um festival de luz e som… a trovoada não parava… eu meio a dormir só me lembro de ver a luz entrar por todas as janelas.

Acordei por volta das 5h30m com o nascer do dia… olhei para o relógio e tentei continuar a dormir… mas já em desespero (o carro nunca é muito confortável) resolvi ir a praia e ver as ondas.

O mar estava mais pequeno do que no dia anterior mas ainda dava para apanhar umas ondas. A praia estava simplesmente fantástica… Depois de tomar o pequeno-almoço dei uma entrada…o mar estava mole e sem força mesmo assim mandei um rolo na parede que me deixou satisfeito.

Sai e fui ler o meu primeiro livro de ficção em Inglês que tinha comprado em Woolacompe no dia anterior.

Por volta das 9h30m recebi uma chamada do Lei a dizer-me que ia com o Matos ter comigo… estavam em Barnstaple (cidade mais próxima) às 11 horas. Eles estavam cheios de pica porque também já não surfavam à muito tempo. Mas a chegada deles a Croyde foi decepcionante…O mar ainda estava mais pequeno e estavam umas 200 pessoas dentro de água. Durante os Bank Hollidays as praias ficam invadidas por famílias que invadem a àgua… acaba por ser um pouco decepcionante estar 3 dias na praia e não ver um nível de Surf razoável… principalmente bodyboard…

Croyde Beach
Eu até tive sorte com a visita… tive companhia numa caminhada com vistas fantásticas e num almoço num dia sem ondas.

Depois de deixa-los na estação voltei à praia onde continuei a ler o meu livro. Por volta das 9h30m já estava no meu beco… a pedir que o mar subisse no meu último dia.

Tal como no dia anterior acordei às 5h30m. Sem certeza que haviam ondas tentei continuar a dormir… mas mais uma vez não consegui… às 6h já estava na praia… e o mar embora não tivesse muito estável tinha subido… não perdi tempo troquei-me e fui para dentro de água… fiquei num pico sozinho, só estavam mais 3 pessoas dentro de água… e curti umas ondas… só passado meia hora é que vieram mais pessoas…

O céu estava pouco nublado e voltei com o meu livro para as dunas… mas passado uma hora começaram a aparecer várias nuvens e a chuva foi uma questão de minutos… Visto já ter surfado e o tempo não ser o melhor resolvi regressar mais cedo a casa… O regresso ao contrário da ida foi bastante demorado… 6 horas para fazer 300km… num para arranca que foi acompanhado por dois momentos de desorientação… ler o road book da ida no regresso revelou-se uma tarefa difícil…

Foi sem dúvida um fim-de-semana diferente e a repetir.

4 Comments:

Blogger Paulo said...

Aqui no Brasiu ja experimentei uma clinica de surf, mas eu confesso não ser especialista...devíamos trocar de país, até porque agora é outono por cá e dizem os entendidos que é melhor para a prática do surf! Abr e viva o SLB!

3:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Minha cara "Carlinha",

Pequenas grandes coisas...é o que eu tenho para te dizer!! Muitas vezes andamos à procura do extraordinário, de viagens loucas, e o melhor, por vezes, está logo ali ao lado!! Gostei muito do post! Também tive um fds assim...:)

Bjinhos e continua

7:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por falar em fds assim...aí vem outro em grande Carlinhos...o PEDRO PROENÇA (Esse grande benfiquista com lugar anual na catedral da luz) foi NOMEADO para arbitrar o jogo do Benfica! Mas ainda há mais...para cereja em cima do bolo...nomearam o Bruno Paixão para o Moreirense-Porto! MAIS UM GRANDE FDS!!! VIVA O TSUNAMI VERMELHO!!! VIVAAAAA!!!

Abração e curte mto!

5:27 da tarde  
Blogger CHV said...

Grande Carlinhos!
Isso é que foi um fim de semana... Adorava ter-me juntado à matilha, mas valores mais altos se levantaram...
Hei-de ir lá contigo, quando fores repetir isso!...
Grande abraço

9:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home